segunda-feira, 4 de maio de 2026

O que aprendi com o PBL 7

Com esse processo desse PBL, aprendi que projetar o ensino para o ambiente digital vai muito além de dominar ferramentas; trata-se de desenhar espaços que acolham a humanidade e a troca entre os estudantes (interação). Percebi que, minha função como arquiteto desse ambiente é garantir que a interface não seja um obstáculo frio, mas uma ponte que incentive o aluno a deixar de ser um espectador passivo para se tornar um coautor do seu próprio conhecimento (interatividade). 

Um comentário:

  1. Interessante o que você trouxe sobre o papel do arquiteto, mas como você faria para garantir que a interface criada não fosse algo frio? Que estratégias usaria para incentivar o engajamento dos estudantes?

    ResponderExcluir

Aprender exige, antes de tudo, a humildade de esvaziar o copo para que novas possibilidades possam preenchê-lo.

  1. O que você carrega daqui? Ao finalizar a disciplina Tecnologias Digitais no Ensino, percebo que o principal legado que carrego é um pr...